quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fado falado (Villaret)

3 comentários:

Frioleiras disse...

Joker,

referenciando a ajuda que me deste em relação ao FADO SEPÚLVEDA, copio-te o que deixei no blogue da Lizzie:

"The Joker,

A eterna gratidão.............

Deve ser esse, sim.

A única referência que tenho vem em:

http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2005/12/viagem-pelo-canto-e-pela-guitarra-de.html

(entra no site, sff, e dá uma vista de olhos por favor, no final do II).

O meu avô era um lisboeta de gema, amigo de paródias e boémio completo.
Como é que foi dar a fado de Coimbra é um mistério para mim.
Mas só a música é que é dele e não "cheira" a fado lisboeta.

Eu não sou de Lisboa... Esse meu avô morreu novíssimo, dizem que completamente "cheio de copos" quando vinha duma farra de Lisboa.
Morava em Pedrouços, caiu do electrico e morreu.

Dizem que a minha avó morreu tuberculosa e de desgosto. Ela era quse uma criança!
Os seus 3 filhos, muito pequenos foram entregues a 3 familiares diferentes. A minha mãe foi para uns tios de Castanheira de Pera. Os outros meus 2 tios foram criados em Lisboa por outros familiares ( família do antónio Ferro ...)

Do passado pouco ou nada sei já que os meus "novos avós" nada tinham a ver com Lisboa. Estavam ligados aos lanifícios........

A minha Mãe morreu tinha eu 24 anos... o meu Pai... não tinha ainda 30!

nebulosas as raizes ficaram...

por isso desculpa o lençol .........

desculpa mas ajudaste-me

(o que todos gostaríamos da saber do passado...)

Muito obrigada!"

nnannarella disse...

Pois e do fado nem se fala estava construída à la coloquial...:)Ainda bem que gostaste. Também acho que é um video maravilhoso e quanto ao fado, um dos mais belos que se fizeram em tempos recentes. Este deveria ter ganho o Goya e não aquela coisa "já ouvida" do Carlos do Carmo, debutada naquela coisa horrível que se chamava "Fados", do Saura.

the joker disse...

eu percebi o sentido, mas como me fez lembrar o fado falado do outro, fui ao iutube à procura; e apanhei boleia na ideia que me surgiu ao ler-te.
Agosto está cada vez mais próximo :-)
Desses do saura há para lá uma melodia que não me desagrada. Mas já não sei qual